As certezas e as palavras

Estava lendo uma entrevista sobre o futuro do Conto no Brasil no blog Homoliteratus  e seguindo a natural navegação pelos hiperlinks cheguei até o livro do entrevistado, o contista catarinense Carlos Henrique Schroeder.

 

Como no conhecia o autor, comecei com o pé atrás, como sempre faço com qualquer novo autor. Como é comum na leitura de contos, não me interessei por alguns contos mas outros me chamaram a atenção, e entre eles, destaquei dois e como também é comum, eu não poderia deixar de divulgá-los de tão bons que são!

 

O primeiro se chama “Os recepcionistas”  (página 3o). O conto começa com a chamada de um quarto em busca de um recepcionista e avança com diálogos rápidos e pensamentos de um dos recepcionistas a respeito de como é seu dia-a-dia típico de um hotel em região turística do sul do país.

 

O conto me fez lembrar de minha estadia em Balneário Camboriú anos atrás, pois vários das “ocorrências” citadas eu presenciei por lá, principalmente como se comportam nossos jovens vizinhos argentinos, uruguaios e chilenos nas praias do sul. Mas não só, a vida dos recepcionistas é bem parecida em qualquer lugar.

 

Os recepcionistas são um tipo esquecido, apesar de sempre presente, e o autor foi muito feliz em trazê-los como personagens.

 

O segundo se chama “Não diga noite” (página 77). Trata-se de uma deliciosa cena entre um casal apaixonado. Não sei se um pelo outro ou pelos livros. É tão bacana que dá vontade de ler todos os livros dos autores citados.

É o amor aos livros se confundindo com o amor entre pessoas. Divertidíssimo!

 

E por fim, o melhor de tudo, o Carlos Henrique disponibilizou o e-book onde estão os contos de graça, basta clicar e se deliciar: As certezas e as palavras

 

 

Segue também o link para a entrevista citada lá em cima:

http://homoliteratus.com/o-futuro-conto-brasil-e-o-sucesso-selo-formas-breves-entrevista-com-carlos-henrique-schroeder/

 

Vá lá agora e boa leitura, que eu vou continuar minha leitura de outro romance da linda Adriana Lisboa!

